Certa vez eu li que a terapia de Freud levava 600 sessões ou 10 anos. E ninguém via problema nisso. Esse tempo deveria ser suficiente para que o paciente “baixasse a guarda” e falasse honestamente com o terapeuta. Vencesse as resistências, tivesse as catarses e evoluísse bastante. O resultado seria um grande autoconhecimento.
Hoje em dia se a pessoa não consegue a casa/carro/apartamento/namorado em 1 mês já quer abandonar qualquer tipo de tratamento. O imediatismo virou a ordem do dia.
Leva-se dezenas de anos criando os problemas e depois o terapeuta tem de fazer o milagre de resolver tudo num passe de mágica. E rápido!
As pessoas não têm ideia do quão grande é o magnetismo negativo que agregaram nos seus corpos e querem que se tire tudo o mais depressa possível. Sem dor, sem incômodos, sem nenhum desconforto. São camadas e mais camadas de miasmas grudados no corpo. Fora as larvas mentais.

A “visão romântica da vida” é uma coisa que complica demais a vida das pessoas. Imagina-se que a vida é um “Mundo Disney”! Tudo cor de rosa! Pensa-se que num passe de magia ou com uma palavra mágica, toda a negatividade da pessoa é retirada.

Se as pessoas estudassem entenderiam que precisa de tempo para limpar toda essa sujeira e que enquanto se tira a sujeira a pessoa não deveria acrescentar outra no lugar! Pois são seus pensamentos e sentimentos que estão criando todos esses miasmas. Desta forma se limpa de um lado e suja-se de outro. É preciso que a pessoa controle seus pensamentos e sentimentos enquanto a limpeza é feita, para que o progresso seja sensível.

Não saber esperar os resultados é um defeito terrível. A paciência é a virtude divina por excelência. Querer impor prazos ao universo é uma infantilidade. É uma coisa de birra de criança que bate o pé querendo que o pai compre o brinquedinho de qualquer forma. O universo tem seus prazos e eles são longos. Ele trabalha em termos de eternidade, considerando que cada vida é um tijolo de uma enorme construção. Um dia essa construção chegara a excelência. Até lá é preciso ter paciência. Queira-se ou não. O universo só trabalha num sentido. O do bem final da criatura. Não importa quanto tempo levará. Se há recuos ou atrasos o problema é da própria pessoa. Caso ela se rebele agregará mais problemas em seus corpos, levando mais tempo ainda para limpa-los. Até que a pessoa aprenda que não há atalhos no caminho da ascensão. Da iluminação. De se transformar num Ser de Luz. E isso custa muito trabalho e paciência.

Hélio Couto